Blogagem coletiva

Girl power

Eu fui basicamente educada por novelas, livros e filmes. Desde pequena é daí que vem minha visão de mundo e, como é de se esperar, eu já quis emular cada um dos grandes estereótipos femininos das “boas” histórias de ficção. Um que sempre me perseguiu, por exemplo, foi o da garota simpática, divertida e linda (sempre) que tem um milhão de amigos homens. Eu sempre quis ser one of the guys, porque parece muito legal nos filmes.

Só que eu tinha um problema: sempre me dei muito melhor com as meninas. Isso definitivamente era uma grande falha no meu plano. Ainda bem que eu cresci.

Nós somos criadas ouvindo que não dá pra confiar em mulher, que mulher é louca, é complicada, sempre vai estar pronta para puxar o seu tapete e aproveitar todas as chances de te derrubar. Ainda bem que a gente, cresce, aparece e, com alguma sorte, aprende a se desfazer desses conceitos idiotas que tem o único e exclusivo objetivo de nos separar, porque juntas nós seríamos poderosas demais para esse sistema — como observou muito bem outro dia a miga Ana Claudia.

A questão é que nenhum homem nunca vai nos entender como uma miga pode nos entender. Homem não sente cólica, não leva cantada na rua, não sofre pressão social para fazer as unhas, estar sempre depilado, não recebe menos para uma mesma função só por ser homem, não precisa se preocupar com tarados vinte e quatro horas por dia, só para dar alguns exemplos. Uma mulher, infelizmente, sempre vai saber exatamente o que você quer dizer.

Na ficção, a gente encontra muito a imagem da melhor amiga. Ela está lá em quase todos os livros em que a personagem principal é uma mulher. O objetivo desse post (mais um post coletivo patrocinado pela Máfia S/A — confiram mais nos blogs das migas Analu, Sharon, Chicó e Coutinha) era escolher um tema e dar dicas de filmes, livros, séries ou qualquer outra coisa que tivesse relação com ele. Eu escolhi amizade feminina, com toda a sinceridade, porque eu achei que seria fácil. Aí eu fui reunir as dicas e percebi que a coisa não é bem assim. Sim, as migas estão lá quase sempre. Mas muitas vezes estão à sombra de algum macho.

Então eu reuni o que eu pude, dentro daquilo que eu já li/ouvi/assisti, e vocês me mandem mais sugestões pelos comentários. Combinado?

Música

Breathe (2 am), Anna Nalick

Quando eu pensei no tema, a primeira coisa que me veio à cabeça foi essa música. Afinal, é uma miga ajudando outra miga, às 2 da manhã, pelo telefone, porque migas estão aí para receber ligações na madrugada e mandar a gente respirar quando necessário.

Série

Gilmore Girls

Só a amizade entre Lorelai & Rory já seria mais do que suficiente para colocar essa série (de novo, a série da minha vida) com muitas honras nessa lista. Mas não é só isso, porque a série toda é cheia de centenas de exemplos maravilhosos de amizade e companheirismo feminino. Amém. Tem Lorelai e Sookie, Rory e Lane, Rory e Paris, tem Ms. Patty, Babette, Emily. Tantas mulheres maravilhosas. Acho que vou parar esse post e assistir um pouco (brinks, não posso perder mais um dia de BEDA).

Filmes

Quatro amigas e um jeans viajante

Adoro esse filme por motivos de Alexis Bledel, amizade feminina maravilhosa, e paisagens maravilhosas da Grécia. Já perdi as contas de quantas vezes já assisti e tenho o DVD. É baseado em uma série de livros infanto-juvenis que ainda não li, mas um dia lerei (adoro).

Caçadoras de aventura

Não lembrava da existência desse filme, até ele aparecer no Top 5 sessão da tarde da Coutinha, dia 5. É um filme delicioso e super amor, que tem tudo a ver com o nosso tema.

Livro

A invenção das asas A vida secreta das abelhas, da Sue Monk Kidd

Só ia falar da Invenção das Asas, mas acho que os dois livros da autora têm tudo a ver com companheirismo e amizade feminina. Nos dois tem mulher ajudando mulher, mulher salvando mulher, mulher consolando mulher. São dois livros maravilhosos em todos os sentidos.

gilmoregirls

Essas foram as minhas dicas, e vocês podem continuar aí embaixo. Todas as indicações serão muito bem vindas para o meu acervo pessoal infinito (já pode ter mil vidas? pode).


Então, todo mundo já viu que ontem não teve post. A verdade é que eu não estava com nenhuma disposição para escrever. Não era só preguiça, era estafa mesmo, e eu resolvi que não ia me forçar, porque o objetivo do BEDA nunca foi me autotorturar.

A boa notícia é que isso não significa que eu desisti, e nem estou encarando como um fracasso. Seguimos com a programação normal do desafio até o fim do mês. Para compensar, estendo a brincadeira até o dia 1º de setembro. Combinado? Combinado.

Esse post é parte integrante do meu BEDA. Para saber mais sobre essa cilada leia esse post. Tem sugestão de tema ou pergunta para a minha pessoa? Deixe nos comentários ou entre em contato.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply Naninha 23 de agosto de 2015 at 21:15

    Tô aqui mimando emocionada enquanto ouço Breath porque cê já me quebrou de cara nessa categoria. Lembrei do dia que liguei pra Mimi a 1h da manhã porque estava chorando demais e não conseguia dormir. Contrariando todas as expectativas ela me atendeu – estava dormindo, mas me atendeu e não me deixou desligar. A ligação deve ter durado quase 2h horas, enquanto ela me pedia para respirar, contava coisas alegres para me distrair e, enfim, em suma, ela me fez dormir, porque só desligamos quando eu estava fechando os olhos. Amizade feminina <3

    Preciso demais assistir Gilmore Girls, gente. E ah, já que você quer uma dica, ó, a série "quarteto de noivas" da Nora Robert é uma grande piada (eu e Anna amamos demais) e não dá pra dizer que as 4 amigas não tem uma amizade sólida e lindíssima! Elas estão sempre se defendendo e garantindo que as outras estejam bem <3

    Te amo!

  • Reply Plân 23 de agosto de 2015 at 23:56

    Combinadíssimo, só preciso que você me inclua ali nos links de temas #ciumes

    Amiga, quanta coisa linda nesse post. De cara já botei a música pra tocar e aff <3
    Amizade feminina é tudo na vida e eu não sei o que seria de mim sem minhas girls.

    Gilmore Girls é uma série com muita mulher maravilhosa mesmo, preciso terminar. E como não amar um post que tem Caçadoras de Aventura como dica de filme? <3

    Você é incrível, amiga!
    Te amo <3

  • Reply Livia 24 de agosto de 2015 at 09:54

    amei suas indicações e esse post! morro de vontade de assistir Gilmore Girls mas sempre procrastino hahaha dessa vez vou assistir! e falando sobre amizade feminina e esse lado incrível, uma série que me fez mudar a cabeça na adolescência foi Sex and the City, até hoje choro com a vontade de ter a amizade que as 4 possuem! É muito lindo ver como elas se ajudam, se conhecem e se amam exatamente por serem tão diferentes e mulheres. Amo demais essa série e vai ser sempre minha preferida! Você já assistiu?
    Beijo

    aveclili.blogspot.com

  • Reply Bolo de Cookie 24 de agosto de 2015 at 13:18

    Amiga, você precisa baixar e assistir Agora e Sempre!!! Faça isso agora. Hahahah
    Fico sempre feliz de ver listas que constem coisas que conheço e amo, e foi o caso dessa sua. Estou louca para ler a Invenção das Asas, porque amei profundamente A Vida Secreta das Abelhas, preciso.

    Te amo e amei a sua lista!
    Beijo

  • Reply Sharoneide 24 de agosto de 2015 at 19:28

    Amiga, eu total era dessas que queria ser one of the guys e até fui, por um bom tempo. Foi divertido? Foi. Gostava muito de andar com os meninos? Adorava. Mas não é a mesma coisa de ter alguém ali do lado que te entende de verdade, e quando digo de verdade é de verdade mesmo, de um jeito que só outra mina vai conseguir. Hoje não tenho tantos amigos homens, mas acho que fiz uma troca justa. Se me perguntassem agora, juro que prefiro que as coisas sejam assim.
    É claro que amei todas as suas indicações e correrei atrás de tudo que ainda não vi/assisti/conheci.

    te amo <3

  • Reply Anna 25 de agosto de 2015 at 16:52

    Amiga, amei muito o tema que você escolheu. Amizade feminina é um dos meus temas favoritos da vida porque NÉ <3 acho Gilmore Girls um representante muito relevante do tema, e também alimento esse sonho de ler o livro das calças viajantes, porque obviamente amo o filme, choro horrores sempre. Vou te recomendar pra assistir Pitch Perfect, o 1 e o 2, porque são amigas lindas e nerds cantando a capella juntas e nada é mais lindo e cafona que isso. Tem também Crossroads, o filme da Britney Spears, que é a história dela fazendo uma road trip com as amigas do colégio.

    E só porque eu não consigo ficar calada, vou dar a dica que o principal ship de Vampire Academy é uma amizade, e a história não gira em torno de uma mocinha lutando pra salvar o mundo ou esperando ser salva, mas sim batendo nas pessoas pra proteger a melhor amiga.
    I rest my case.
    te amo! <3

  • Reply Anna 25 de agosto de 2015 at 16:53

    Ah, quase esqueço de deixar esse texto aqui, um dos meus favoritos sobre o tema https://marcjacobscomgodard.wordpress.com/2014/10/01/um-pequeno-post-melado-sobre-mulheres-amor-e-achar-seu-lugar-nessa-vida/ <3

  • Leave a Reply