Filmes

O caçador de pipas?

Como eu já tinha dito, essa semana lá foi a Paloma ao cinema assistir ‘O Caçador de Pipas’. E sinceramente? Se você leu o livro, não assista o filme. Consegui ficar mais desapontada que com Harry Potter. O livro é tão emocionante, passa pra gente tudo aquilo, os sentimentos dos personagens, a realidade toda do país, a gente viaja literalmente até o Afeganistão daqueles tempos, vive a infância dos personagens. O livro me fez chorar, o filme me fez rir.
Não que mostre situações engraçadas, muito pelo contrário, ele tenta mostar aquilo que está no livro, mas não foi nada do que passou na tela. É aquela expressão ‘rir pra não chorar’, sabe, chorar de desapontamento.
Depois do ‘fato’ (que eu vou não falar qual é pra não estragar pra quem planeja ler o livro ou ver o filme), a imagem que o Amir passa não é a de alguém que quer afastar a culpa, como no livro, é a de uma criança má. É como se ele só quisesse prejudicar o amigo e o pai dele. Quando o Ali diz que eles vão embora, o pai do menino não chora e implora, se mostrando humilde, ele faz exatamente o contrário, dá ordens e se mostra orgulhoso e egoísta. E esses são só exemplos.
Saí do filme com a maior cara de tacho da face da Terra. Não conseguia acreditar no que tinha visto, e ainda não consigo. Por causa dos cortes na história ela ganhou um sentido completamente diferente do que era originalmente. Mas eu sei que é impossível um livro inteiro caber em duas horas (e oito minutos) de filme, e mesmo que fizesem um filme gigante ainda não haveria jeito de pôr lá claramente os sentimentos dos personagens como se faz em um livro.
Eu já sabia que ia sair de lá decepcionada. Mesmo que o filme fosse cinco vezes melhor do que é, e que os atores fossem ótimos, eu ainda não ia me contentar. Então por que eu to reclamando aqui agora? Não faço a menor idéia da resposta pra essa pergunta. Eu sou um como um prato raso posto em baixo de uma goteira, tenho que ser esvaziado com muito freqüência, senão eu transbordo.
Se você não leu o livro e for assistir o filme, pode me dizer depois se tudo isso é culpa do livro, não do filme? Obrigada.
Texto postado originalmente no Uol blog.
Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply