Livros

Meus hábitos literários

Mania, cada louco com a sua. Não é apenas um ditado popular, é uma verdade universalmente reconhecida. Na minha pequena experiência de vida, descobri que leitores são uma categoria todas especial de loucos, e uma categoria especialmente dada a manias — para ficar mais bonito, a gente chama de hábitos.

Estava eu especialmente ridícula quando esse meme estourou por aí. Até onde eu sei, todo mundo já respondeu, seguiu com a vida e esqueceu que ele existia (menos eu e amiga Sharon). Só que eu curto fazer o que bem entendo e resolvi responder mesmo assim, porque é um meme literário e eu não me canso de compartilhar minhas loucuras com o mundo. Chega de papo furado, então?

1. Quando você lê? (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo) Sinceramente, eu leio quando eu tenho tempo e saco. Principalmente quando eu tenho saco. Às vezes estou super a toa, mas não estou a fim de ler (coisa recente na minha vida, acreditem), então eu apenas fico jogada em algum canto olhando pro ar. Às vezes eu estou super a fim de ler, mas tenho outras coisas pra fazer — aí é bem possível que eu negligencie coisas importantes e apenas leia. Me julguem.

2. Você lê apenas um livro de cada vez? Como eu gostaria disso. A verdade é que eu sempre prometo tomar vergonha na cara e colocar ordem na bagunça. A cada alguns meses eu bato o pé, falo que vou terminar de ler tudo o que está pela metade e começar a ler um por vez, pra ver se a vida começa a andar pra frente. Aí eu mantenho essa disposição por uns dois livros (ou menos) e volto a ler trezentos-e-sessenta-e-sete coisas ao mesmo tempo de novo. Sou um caso perdido.

3. Qual seu lugar favorito para ler? Sei lá, cara, não tenho critérios. Leio em qualquer lugar e independente do nível de barulho. Mas minhas fantasias mais bucólicas são ler na minha cama em um sábado de manhã preguiçoso sentindo o solzinho que entra pela janela (não, não sou nada específica, imagina).

4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme? Não é bem o que eu faço primeiro, porque já disse que não tenho critérios, né. O que eu prefiro fazer primeiro é assistir o filme, por alguns motivos básicos: (a) não ligo muito pra spoiler, (b) ler o livro primeiro sempre me faz “odiar” o filme. Assistindo o filme primeiro eu consigo gostar dos dois e todos saímos mais felizes. Eu gosto de gostar das coisas, gente.

5. Qual formato de livro você prefere? (áudio-livro, e-book ou livro físico) Nunca experimentei áudio-livro, será que isso é uma falha de caráter? Deve ser muito útil pra motoristas, mas eu só ando de transporte público mesmo. Antigamente eu jurava que jamais abandonaria os livros de papel, e ainda os amo. Mas também amo e-books porque, no fim das contas, o que eu amo mesmo é a história. Greg, meu kindle, é igual uma biblioteca imensa inteirinha na minha bolsa pesando quase nada. Isso é muito importante pra nós, seres humanos que não conseguem viver consigo mesmos se não têm um livro à mão.

6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler? Juro que não entendi a pergunta. Hábito exclusivo meu ou hábito que eu só tenho durante a leitura? Well, de um jeito ou de outro, acho que não. Não é tão incomum assim parar a leitura para cheirar o livro, ou abraçar o livro, ou refletir sobre o livro, né? Fora isso, não consigo pensar em nada que eu faça enquanto leio. Vou pagar alguém para me observar e me dizer se eu faço algo incomum.

7. As capas de uma série tem que combinar ou não importa? Acho bom que combinem, né? Qual o sentido de lançar uma série toda desencontrada? É muito sadismo com o toc alheio, me desculpem. Mas, pessoalmente, não me importo mais tanto, mesmo porque estou tentando migrar o máximo possível para o kindle e lá nem vejo a capa mesmo. Meu The Hunger Games é capa dura, enquanto os dois outros livros da série são paperback e eu vivo muito bem com isso.

É isso. Agora me juntei ao universo de pessoas que já responderam esse meme e me sinto uma blogueira um pouco melhor — e uma leitora um tantinho mais louca. Caso alguém nesse mundo ainda não tenha respondido e queira, não deixa de mandar o link para eu conferir!

Esse post é parte integrante do meu BEDA. Para saber mais sobre essa cilada leia esse post. Tem sugestão de tema ou pergunta para a minha pessoa? Deixe nos comentários ou entre em contato.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply Naninha 21 de agosto de 2015 at 09:02

    Oi querida <3
    Amo essas manias literárias das pessoas. Só de imaginar ler na cama na manhã de sábado com sol batendo eu já aguei de vontade aqui. Eu ADORO ler com gente lendo do meu lado, sério. Se for o mesmo livro fica mais divertido, mas se não for também tá tudo certo. Eu tinha uma vizinha que a gente amava quando lançava um Harry Potter novo, daí a gente combinava de "ler". Ela descia na minha casa e a gente passava A TARDE deitada na cama dos meus pais, cada uma de um lado, lendo, lendo, lendo, lendo. Adoro.
    Eu não sou nem do time do e-book e muito menos do áudio-livro! Acho que eu jamais conseguiria prender minha atenção em um livro sendo ditado pra mim, hahaha.
    Te amo!

  • Reply Ana Flávia 21 de agosto de 2015 at 10:32

    “Eu gosto de gostar das coisas, gente.” tive que parar de ler nessa parte: excesso de fofura <3

    Eu já respondi esse meme e acho que atrasada também, azar. hahaha

    Ainda não tenho Kindle, mas meu celular tá todo todo em guardar um monte de livro.
    Até começar a ler nele, eu era certinha em ler um livro por vez, agora, toda vez que abro o app no celular quero dar uma olhadinha naquele outro livro e assim, acumulamos começos e não terminamos nenhum. hahahaha

    Amanhã, sabadinho, acho que vou tentar ler um pouco na cama com o sol entrando pela janela, fez muita vontade.

    Beijos. <3

  • Reply Wanila 21 de agosto de 2015 at 10:51

    Hahaha, me identifiquei muito! Ainda não tenho Kindle e leio no celular, mas tenho a mesma sensação, de ter uma biblioteca que não pesa. ;D

  • Reply HÁBITOS DE LEITURA - Starships & Queens 21 de agosto de 2015 at 11:20

    […] desaplaudida e só eu e dona Pássara resolvemos responder de verdade no final das contas, então vão lá conferir as respostas dela […]

  • Reply Bolo de Cookie 21 de agosto de 2015 at 12:41

    Eu também postei esse meme, creiciane! Hahaha!
    Nossos hábitos são parecidos, ou seja, não temos hábito nenhum hahahahahahahaha
    Eu sabia tanto que isso ia acontecer. E sublinhei essa frase: “É muito sadismo com o toc alheio”, pq SIM GENTE, uma coisa que me tira do sério é quando os livros são iguais mas não se encontram, sabe? Tipo a coleção do Guia do Mochileiro de MB, que tem 2 que são uns 5mm mais altos que os outros!!!!! Isso me deixa louca hahahahahhaa totalmente sadismo da parte da editora que fez essa cagada.

    Beijo, te amo até o infinito <3

  • Reply Sharoneide 21 de agosto de 2015 at 20:15

    Amo nossas respostas iguais, mas venha cá me dar um abraço porque não consegui acreditar que a gente respondeu a mesma coisa na 4 e justificou com OS. MESMOS. MOTIVOS. Porque não basta ir contra a crença popular, tem que ir contra e usar os mesmos motivos pra argumentar. Aff, te amo mais.

    Talvez eu compre um Kindle e entre pro lado negro da força, mas vamos ver, vamos ver, vamos ver.

    <3

  • Reply Plân 22 de agosto de 2015 at 00:17

    Amiga, eu amo tanto a tua leveza com as coisas, e o querer gostar de tudo. Te amo <3

    Eu também não ligo pra spoiler (exceto para séries) e geralmente até peço para me contarem o que acontece. Eu gosto, na verdade. Vou começar a adotar a preferência por ver os filmes antes, porque eu fiz isso com Jogos Vorazes e amei. Gostei dos dois (mais do filme, but ok) e fiquei feliz. <3

    E eu que total negligenciei o audio livro no meu post? Hahahaha coitado. Preciso tentar um dia, nunca experimentei. Eu estou contando os dias para ter meu Kindle (ou Kobo, acho que vai ser Kobo) e poder desfrutar as maravilhas do e-book.

    Te amo! <3

  • Reply Alessandra Rocha 22 de agosto de 2015 at 00:51

    hahaha Palominha <3 isso do primeiro item se chama ressaca literária minha amiga, a minha durou um bom tempo e ainda volta de vez em quando, mas já nos acertamos – descobri que é possível dar umas férias pra coitada com o livro certo! ~Achar~ o livro certo é a parte difícil!

    Também amo cheirinho de livro novo, mas to pendendo pro lado do kobo por conta de peso, difícil essa vida de nômade moderna né? ):
    E nossa, já li num sábado de manhã, preguiçoso com o solzinho entrando pela janela e <333333333333

    beijo! <3

  • Reply Chiquinha 22 de agosto de 2015 at 12:09

    Primeiro: “Às vezes estou super a toa, mas não estou a fim de ler” e isso também tá acontecendo com uma frequência assustadora na minha vida. Só de pensar em pegar um livro eu morro de preguiça, e quando tenho saco, leio dez páginas e durmo. SOCORRO!

    Segundo: cenário ideal pra leitura ser sábado de manhã, na cama, com o sol entrando SIM SIM SIM! Acho que nada me deixa mais feliz do que acordar mais ou menos cedo no fim de semana só pra fazer um cházinho, voltar pra cama e ficar lendo por horas e horas e horas.

    Terceiro: TAMBÉM PREFIRO VER O FILME PRIMEIRO! Antes eu era super xiita com essas coisas, achava que era pecado não ler o livro antes, mas percebi que quando eu lia o livro, eu muito raramente conseguia aproveitar o filme. Vendo o filme antes, eu consigo separar muito melhor as duas linguagens na minha cabeça pra aproveitar os dois igualmente. Tipo Um Dia, que eu reli bem na época do lançamento do filme e ODIEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIII a adaptação, mas depois fui reassistir, com o livro menos fresco na minha cabeça, e achei um filme bem ok, bem honesto.

    Conclusão: soul mate forever, né?
    TE AMO <3

  • Reply Thay 23 de agosto de 2015 at 15:07

    Essa tag! ♥

    Me chame de estranha, mas gosto de saber sobre os hábitos literários das pessoas, haha. Enfim! Ultimamente tenho sentido essa coisa de não ler mesmo se eu estiver de bobeira (o que é difícil). Acho que a vida adulta deixa todo mundo com ressaca literária, essa é que é a real.

    Ainda prefiro ler o livro antes de assistir o filme, haha. Prefiro criar os cenários e personagens na minha cabeça primeiro, ter a versão original pra poder gostar ou não. Antigamente eu era bem chata com adaptação cinematográficas, mas hoje sou mais de boa, então consigo separar bem uma obra da outra. Só com Game of Thrones que isso não rola, HAHA, o seriado me dá um desgosto mortal.

    AHH, e-readers são amor! Tenho um Kobo e simplesmente amo, levo pra todo canto. A praticidade foi o que me levou pra ele, e hoje não largo. Claro que ainda compro livros, mas só aqueles que sei que vou amar. Com o Kobo tenho me jogado mais na leitura, tentado títulos que não tentaria antes, e isso é sempre positivo.

    Um beijo!

  • Leave a Reply