Livros

Para exercitar a mente – Maratona Literária

Em julho fiquei chupando o dedo, cheia de inveja, porque perdi o período de inscrição da primeira Maratona Literária e só pude participar da brincadeira extraoficialmente. Felizmente, dessa vez eu cheguei a tempo e, mesmo em um período muito atribulado da vida, resolvi participar. Como diria uma certa propaganda, porque sim.

Minha primeira missão, então, é anunciar a saga e explicar os detalhes para vocês. O que é a Maratona Literária, afinal? Maratona literária é um evento que já existe há algum tempo nos estrangeiros e foi importado pelo pessoal do Café com Blá Blá Blá no meio do ano passado. A brincadeira consiste em ler determinados livros no período de tempo estipulado (que, dessa vez, é de 00:00h do dia 13/01 às 23:59h de 19/01). Basicamente, é uma espécie de desafio pessoal realizado coletivamente.

Como assim? Bem, é pessoal porque não existe uma meta definida. Ninguém diz que você precisa ler esse ou aquele livro, ou que precisa ler um, dois, vinte livros; o objetivo é escolha de cada um, e leva em consideração o ritmo de cada um, a obra escolhida e o tempo que cada um tem para se dedicar. Mas apesar disso, se fosse algo exclusivamente individual, nós não estaríamos todos aqui, não é mesmo? No fim das contas, não deixa de ser também algo coletivo.

Minha segunda tarefa, então, é anunciar para vocês exatamente qual será a minha meta para essa brincadeira. E nesse ponto foi que eu fiquei ligeiramente indecisa.

Primeiro pensei em estipular uma meta leve, de dois livros rápidos e divertidos, que estão comigo como empréstimo e, portanto, precisam ser lidos sem muitas delongas: A Marca de Atena e A Casa de Hades, ambos da série Heróis do Olimpo, do Rick Riordan.

Depois, mudei de ideia, e pensei em aproveitar a oportunidade para focar em uma leitura mais densa, que eu tenho muita vontade de fazer, mas venho adiando há um tempinho, e parar por aí: Crime e Castigo, de Dostoiévski.

Finalmente, cheguei à uma conclusão completamente diferente, e é melhor eu registrar isso antes que mude de ideia novamente. Ou não, já que eu acho que essa realmente é a forma em que o esforço vai ser mais bem aproveitado: terminando leituras pendentes que estão constantemente sendo deixadas de lado. Fiquei muito satisfeita com a ideia e é com isso que eu informo que meu objetivo para essa maratona será terminar a leitura de Looking for Alaska, do John Green, e depois continuar com O Arqueiro, de Bernard Cornwell.

Isso, claro, considerando-se que eu realmente acho que vou terminar Coisas que ninguém sabe até lá. Caso contrário, minha primeira tarefa será terminar esse. E, só para abraçar meu lado otimista e/ou precavido, se por acaso eu atingir a meta com alguma folga, pretendo engrenar em Fale!, da Laurie Halse Anderson.

Então, curiosos pra me ver fracassar? É o que veremos.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply Tary 12 de janeiro de 2014 at 19:26

    Amiga, adorei sua meta. E amei que você quis encarar esse desafio comigo <3 Vamos colocar nossos updates de leitura no Twitter ou no Facebook? Quero conversar contigo sobre as minhas leituras.

    Eu espero realmente que você consiga cumprir tudo e engrenar em Fale! Quero muito sua opinião sobre esse livro, preciso dele na minha vida, hahaha!

    Beijo, Palo <3 Amo você!

  • Reply Tay 17 de janeiro de 2014 at 03:08

    Espero que você consiga ler os livros! Não gosto muito de maratonas literárias, ainda mais não estando de férias, então não vou encarar.
    Beijo!

  • Reply Nathália Zabel 20 de janeiro de 2014 at 21:37

    Gostei da ideia dessa maratona mas não sei se daria certo para mim. Não costumo pegar “x” tempo para ler durante o dia, meio que vou lendo conforme sobra um tempo entre uma tarefa e outra portanto não sei o que colocaria como meta. Espero que você termine de ler todos os livros no prazo estipulado, estou ansiosa para a resposta! beijos!

  • Reply Kamilla Barcelos 21 de janeiro de 2014 at 15:21

    Paloma, adorei a ideia da maratona literária. Comecei a fazer uma bem pessoal, um livro por semana. Mas claro que já comecei gastando 17 dias para um livro. haha Beijos

  • Reply Maratona literária II, a missão. ◂ Vizinha da Capitu 1 de fevereiro de 2016 at 18:41

    […] estamos de novo. Alguns de vocês devem lembrar que eu tentei (e falhei lindamente) participar da maratona literária de janeiro, mas para quem não se lembra vamos começar tudo de novo. Maratona literária é uma ideia […]

  • Leave a Reply