Pessoal

Amizade mesmo?

A frase “mas eu ainda quero ser seu amigo” já virou clichê de término de namoro. É a típica frase não quero que você pense que eu sou um idiota que termina o namoro e não quer nunca mais te olhar na cara. Não posso dizer que não existe amizade entre ex namorados. É uma coisa relativamente rara, mas existe.
O que acontece é que é muito difícil olhar para uma pessoa que te magoou profundamente e não lembrar disso. A gente perdoa, mas o perdão de verdade, aquele que passa uma borracha, é muito raro. É difícil ouvir uma pessoa que você já amou (no sentido romântico da palavra) vir até você e contar da nova namorada. É doloroso combinar de sair com os amigos e ter que passar a noite inteira do lado daquela pessoa que está no lugar que era seu.
Tudo isso está muito ligado ao sentimendo de posse. Aquela máxima romântica de que eu prefiro te ver feliz com outra, do que infeliz comigo nem sempre (para não dizer quase nunca) se verifica na vida real. Principalmente quando você não foi aquele que quis terminar, ver o outro feliz enquanto você ainda está sofrendo, acompanhar isso tão de perto, é doloroso. Sou realista, me mostre uma pessoa que tenha levado um pé na bunda e desejou que o ex fosse feliz, enquanto ela ficava em casa comendo besteira e se debulhando em lágrimas que eu vou dizer (não, não vou dizer que é louca) que é um exemplo. Uma coisa ideal, em sua própria definição, não corresponde à realidade.
A medida que o tempo passa, normalmente as coisas ficam mais fáceis. Pode acontecer de o término ter sido de comum acordo. Nesses momentos uma amizade não é tão difícil, afinal é uma pessoa que te conheceu tão de perto, que está familiarizado com as suas nuances. Às vezes, até, pode acontecer de um namoro ruim se transformar numa amizade maravilhosa.
“Há mais coisas ente o céu e a terra (…) do que
supõe a nossa vã filosofia.”
Hamlet – W. Shakespeare
Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Ana Luísa 17 de julho de 2010 at 19:07

    Assino em baixo em tudo que vc falou! Realmente pode virar amizade, mas geralmente nos casos em que o término do namoro foi de comum acordo. Desejar que o outro seja feliz quando vc está péssima realmente é algo lindo na teoria.
    hehe.
    Bjoss

  • Leave a Reply