Pessoal

Prioridades e opiniões

Eu acabei de começar um post totalmente diferente deste, mas então eu parei, olhei e pensei, não, não é isso que eu quero postar hoje. Eu não quero postar sobre algo besta só porque não queria não postar. Tá um calor fdp e minha pressão baixou ontem de manhã, mas porque isso é relevante a alguém? Então eu apaguei todas as minhas linhazinhas, e isso sempre me dá dor no coração fazer, e comecei de novo. Mas o que faz o novo texto melhor ou mais interessante que o antigo? Reformulando a pergunta: o que faz um texto interessante? É o texto em si? Ou é a paciência dos leitores e seus gostos?

Eu acho que eu podia pegar um texto de qualquer gênio em Astrologia e não gostar, porque não é do meu interesse, enquanto alguém que não gosta de romances pegaria qualquer Jane Austen e acharia ruim. Então o leitor faz a a sua opinião sobre um texto, não o texto em si.

Claro que que opinião não é necessariamente qualidade. Um texto bem escrito é um texto bem escrito em qualquer lugar, mas não é disso que depende totalmente você gostar ou não. E bem ou mal, todos podem aprender a escrever (não que eu negue que ter o dom ajuda), mas ninguém aprende a ter imaginação, nem a gostar de criar coisas.

Eu leio livros que não são exatamente bem escritos, mas tem algo que apela pra mim. Eu consigo (dentro de certas condições, claro) aguentar um texto relativamente mal escrito muito melhor do que aguentar um enredo e uma linha de pensamento ruins. Eu até aguento eventualmente personagens artificiais, se a estória tiver criatividade o suficiente pra me deixar a uma distância confortável de me preocupar mais com eles, mas nesse caso requer maior nível de criatividade, porque eu realmente me importo com a parte dos personagens.

O que eu digo, é que não dá pra julgar um texto sem ler, e por mais deficiente que ele possa ser em qualquer parte, eventualmente ele pode ainda assim valer a pena. Um texto é uma coisa mais subjetiva que a razão pode alcançar. O que faz um bom texto? Eu não faço idéia. Mas eu sei que não existe fórmula mágica pra um texto bom de verdade, apesar de existir a fórmula mágica pra um Best Seller.

O que faz um bom texto pra você?

Texto originalmente publicado no Uol blog.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply